A Crescente Influência da China no Brasil: Oportunidades e Desafios

15/03/2018

A Crescente Influência da China no Brasil: Oportunidades e Desafios

Coordenador do MBA em Relações Internacionais da FGV, e convidados discutem as implicações das crescentes influências chinesas nos negócios e política.

Prof. Oliver Stuenkel, Doutor - Coordenador MBA FGV

Professor adjunto de Relações Internacionais na FGV em São Paulo, onde coordena a Escola de Ciências Sociais (CPDOC) em São Paulo e o MBA em Relações Internacionais. Também é non-resident fellow no Global Public Policy Institute (GPPi) em Berlim, membro do Carnegie Rising Democracies Network e colunista do El País e da Americas Quarterly. Sua pesquisa lida com potências emergentes, especificamente Brasil, Índia e China, analisando seus impactos sobre a governança global. É autor dos livros IBSA: The rise of the Global South? (2014, Routledge), The BRICS and the Future of Global Order (2015, Lexington) e Post-Western World (2016, Polity).

Larissa Wachholz Sócia da consultoria Vallya

Mestrado em Estudos Contemporâneos da China pela Renmin University of China. Especializações em Fusões & Aquisições e em Relações Governamentais pelo Insper; em Finanças Corporativas e em Relações Internacionais pela London School of Economics / Peking University. Graduação em Relações Internacionais. Larissa residiu na China entre 2008 e 2013, onde foi responsável pelas operações no país asiático de  uma consultoria de negócios brasileira. Responsável pelas contas de clientes brasileiros e chineses, participou de negociações com parceiros, fornecedores, instituições financeiras e autoridades governamentais. Atuou, ainda, no desenvolvimento de estratégias de negócios e assessorou a estruturação de parcerias internacionais. Sócia da consultoria Vallya desde 2013, Larissa é responsável pelo desenvolvimento de negócios internacionais e de relações institucionais. Em paralelo, participa ativamente do Conselho Empresarial Brasil-China (CEBC), do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI) e atua como Vice-Presidente do think tank Instituto de Relações Governamentais – IRELGOV.

Embaixadora Ana Candida Perez - Cônsul-geral do Brasil em Xangai

Diplomata, Ministra de Primeira Classe (Embaixadora). Foi Cônsul-Geral em Xangai, China (2012- 2017) e Embaixadora em Abuja, Nigéria (2009-2012). Serviu nas Embaixada em Estocolmo, em Londres, e em Caracas; na Missão Permanente do Brasil nas Nações Unidas-Genebra e no Consulado-Geral em Paris. Ingressou no Instituto Rio Branco, por concurso, em 1979. Na Secretaria de Estado das Relações Exteriores, exerceu funções no Departamento de Direitos Humanos e Temas Sociais; Divisão de Direitos Humanos; no Instituto Rio Branco e na Divisão de Transportes e Comunicações-Departamento Econômico.