Educação Continuada e Gestão Empresarial

22/03/2018

Educação Continuada e Gestão Empresarial

João Barroso – Diretor de Educação Executiva da FGV

Graduado em Economia pela Universidade Gama Filho (1982) e com Mestrado e Doutorado em Economia pela Fundação Getúlio Vargas ( 1984-1988) . Tem especialização no IMF International Monetary Fund Institute em Washington ( 1993) e na Stephen M. Ross School ofBusiness da University of Michigan ( 2003) . Possui vasta experiência como diretor executivo em empresas como Companhia Siderúrgica Nacional CSN ( 1996-2002) , VIVO ( 2002-2008) e Estácio( 2009-2016), nas áreas de Finanças, Regulação, Comunicação e Relações Governamentais.Possui experiência de trabalho na esfera governamental, no Ministério da Economia ( 1990-1993), Secretaria Municipal de Fazenda do Rio ( 1993-1996) e na Secretaria Estadual de Fazenda (2007-2008). (Texto informado pelo autor)

Sirley Silva - Experiência como Diretor de Gente e Gestão de várias empresas

Abordará sobre: Sistemas de Gestão e Desempenho

O processo competitivo no ambiente de negócios atual, exige cada vez mais que as organizações definam, de forma clara e consistente, suas diretrizes e planos para o crescimento e sua sobrevivência. O maior desafio hoje é colocar em prática todo seu planejamento estratégico. Desta forma, estruturar e implantar um "sistema de gestão com foco em resultados", garante total alinhamento de seus executivos com estas estratégias da organização. Os profissionais, por sua vez precisam ter desenvolvidas as competências que os incluam neste modelo de cultura de gestão por resultados. Portanto, o desafio passa pelas organizações, que devem estruturar ferramentas, metodologia e capacitação, e pelos seus executivos, que devem se apropriar deste novo modelo e aplicar com disciplina.

Mestre em Sistemas de Gestão pela Universidade Federal Fluminense e Graduado em Engenharia Elétrica pelo Centro Universitário do Leste de Minas Gerais, também possui MBA em Gestão de Pessoas pela Universidade Federal Fluminense. Como executivo de empresas, foi Diretor Executivo de Gente e Gestão do Grupo NRE Educacional, passou pelo Grupo Estácio de Sá como Diretor de Integração do Grupo, também foi Regional de Gente e Gestão Norte e Centro Sul, como Head de Sistemas de Gestão e Comunicação Interna, foi responsável pela implantação do Modelo de Gestão da Cia, Sistema de Qualidade Estácio, Padronização e implantação do Programa de Excelência em Gestão do Grupo bem como programas de Desenvolvimento de Executivos. Foi também Gerente Corporativo de Gestão da Qualidade e Auditoria Interna da CEMAR (Companhia Energética do Maranhão) e Consultor em Gestão Empresarial na Falconi Consultores de Resultados, prestando consultoria em Gestão Empresarial para empresas como CEMAR, Gerdau, Sistema Usiminas, Governo do Estado de Minas Gerais, Hospital Santa Casa de Minas Gerais, dentre outras.

Ricardo Rochman - Doutor da EESP/FGV e Coordenador do Mestrado Executivo da EESP

Abordará sobre: MBA e Mestrado Profissional - Requisitos para o Executivo do Futuro

As mudanças e revoluções em curso no mundo empresarial requerem um processo constante de atualização dos seus profissionais. A educação executiva coopera com este processo de diversas formas, oferecendo diferentes caminhos e alternativas, como, os MBAs, os mestrados profissionais, dentre outras. Nesta palestra serão discutidos os papéis dos principais caminhos disponíveis na pós-graduação para executivos continuarem atualizados, e também desenvolverem novas oportunidades de carreiras.

Ricardo é Doutor e Mestre em Administração de Empresas (Finanças/Sistemas Informação) pela FGV-EAESP; Programa de Estudos Individuais do Doutorado do Groupe HEC, Paris-França; Bacharel em Ciência da Computação pela USP. Atualmente é Coordenador do Mestrado Profissional em Economia da FGV-EESP, Professor de Finanças da FGV-EESP nos cursos de graduação e pós-graduação, Consultor da FGVProjetos, Conselheiro da FGVPrevi, e autor de pesquisas pelo GVPesquisa/NPP-Núcleo de Pesquisas e Publicações e GVCEF-Centro de Estudos em Finanças da FGV-SP. Possui certificação ANBIMA CPA-20 desde 2011 e com validade até maio de 2020. Atuou como Controller na Igaras, empresa do grupo Klabin; e na IBM nas áreas de TI, marketing e finanças, e como Professor de Finanças na FGV-EAESP nos cursos de graduação e pós-graduação. Especializado nas áreas de conhecimento mercado de capitais e financeiro, e engenharia financeira, controladoria, finanças corporativas, avaliação de empresas e projetos de investimentos. Co-responsável pelos guias de investimentos da Revistas Exame, Você S/A e Jornal Valor Econômico.