Novos Modelos Organizacionais: O Desafio de Transformar a Gestão

Data: 
06/03/2018
Hora: 
19:00

1º FÓRUM DE EDUCAÇÃO EXECUTIVA APRESENTA:

Novos Modelos Organizacionais: o desafio de transformar a gestão

Hoje em dia gestores de diversas organizações têm um grande desafio: Como transformar seus modelos de gestão? É fato que o modo como gerimos as organizações, ainda baseados na Organização Racional do Trabalho (Teoria Clássica da Administração), na divisão do trabalho e na especialização do trabalhador, na supervisão direta e na busca constante por resultado, está desatualizada. Cada vez mais as pessoas estão desmotivas, descomprometidas e não encontram propósito no trabalho. Com a entrada da geração Z no mercado de trabalho esses problemas só tendem a se agravar. Quando falamos em organizações públicas, talvez seja um problema maior ainda em função das limitações legais. Aparentemente a Organização desejada deve ser: Ágil, com equipes auto-geridas, Colaborativas, com um Propósito maior etc. Para debater sobre o desafio de transformar os modelos de gestão atuais, se reunirão neste painel: um Professor da FGV especialista em Gestão, Projetos e Inovação; um Professor da UnB especialista em Inovação em Serviços Públicos e Privados, Competência e Aprendizagem nas organizações e um Consultor e Mestre em Biologia-Cultural que, inclusive participou da tradução do livro "Reinventando as Organizações" de Frederic Laloux. Como adotar conceitos ágeis? Como implantar equipe autônomas? Como avaliar o desempenho neste contexto? são algumas das perguntas que serão debatidas.

 

MODERADOR:

Prof. Wankes Ribeiro - Coordenador MBA FGV

Doutor em Planejamento Estratégico pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, Mestre em Ciências Militares pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais do Exército, graduado em telecomunicações, pela Academia Militar das Agulhas Negras, pós-graduado em Análise de Sistemas, pela CTIS e em Gestão Estratégica da Informação e possuidor dos cursos de Saberes da Docência, Técnicas de Comunicação para Apresentações e Estratégias de Comunicação Aplicadas a Docentes, pela Fundação Getulio Vargas. Atuou por cerca de 30 anos nas atividades de supervisão, coordenação, controle e gerenciamento de projetos de sistemas de informações, de telecomunicações e de informática. É Sócio-consultor da Assessoriall Consultoria Empresarial e Sócio-membro do Instituto Político-Estratégico Brasileiro (IPEB). Atualmente é coordenador acadêmico e professor-colaborador do FGV Management e do FGV Corporativo, e ministra a disciplina Planejamento Estratégico em Tecnologia da Informação.

 

PALESTRANTES:

Prof. Antonio Isidro, Doutor - Professor Adjunto e Pesquisador

Mestre em Administração pela Universidade de Brasília, Especialista em Gestão de Pessoas pela FGV e Psicólogo pelo Centro Universitário de Brasília. É Professor Adjunto na UnB e Pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA/UnB). Tem experiência acadêmica e profissional na área de Inovação, Gestão Estratégica, Gestão por Competências, atuando principalmente nos seguintes temas: inovação em serviços públicos e privados, competência e aprendizagem nas organizações, gestão de pessoas e desenvolvimento gerencial. Membro do GIJ - Grupo de Pesquisa sobre Gestão e Inovação no Judiciário Brasileiro, membro do Grupo de Pesquisa sobre Gestão de Serviços Públicos de Saúde, e membro do GePAP - Grupos de Estudos e Pesquisas em Gestão de Pessoas no Setor Público da Universidade de Brasília. Autor de artigos em eventos e periódicos científicos nacionais e internacionais.

José Torquato, Mestre - Consultor em Gestão Organizacional

Mestre em Processamento de Dados pela UnB, Mestre em Biologia-Cultural pela Universidad Mayor/Chile. É um consultor com ampla experiência no âmbito do gerenciamento de portfolios, programas e projetos. É Profissional credenciado pelo PMI/EUA desde 2001, fundador do PMI-DF, foi diretor do PMI-DF na gestão 2003-2004 e membro oficial do Comitê de Verificação da Tradução do PMBOK nos anos de 2000 e 2004. É também certificado como Coaching Ontológico pela Newfield Netword/Chile e desenvolve projetos de consultoria e treinamento área de gerência de projetos e mudança organizacional em diversas empresas públicas e privadas no Brasil. É certificado na plataforma Channel e certificado PMO-CC (Consultor credenciado na Metodologia PMO Value Ring).

Prof. Wankes Leandro, Mestre - Professor FGV

Administrador pela UnB; Mestre em Gestão do Conhecimento e da TI pela UCB; Especialista em Project Management pela George Whashington University/ESI e em Política e Estratégia pela ESG/MD. Atua há mais 14 anos com Consultoria e Treinamentos em Gestão, Projetos & Inovação. É Professor da FGV e IBMEC. É autor do Integrative Management Model (IMM), um modelo de gestão que integra a gestão estratégica, gestão de projetos e gestão de processos. Foi Diretor da PwC (PricewaterhouseCoopers), onde foi responsável pelas práticas de PPM (Programme & Portfolio Management). Participou da elaboração, atualmente do desenvolvimento, da Norma Internacional ISO 21.500 de Gestão de Projetos, Programas e Portfólio. Implantou diversos PMOs e Modelos de Gestão com foco em Resultados, Elaborou e implantou Planos Estratégicos e Reestruturou diversas organizações do setor público e privado. É profissional certificado PMO-CC (Consultor credenciado na Metodologia PMO Value Ring). É Master PNL, Coach e Nonviolent Communication Practitioner.

Portal FGVENG

Escolas FGV

Acompanhe na rede