Perspectivas e Tendências da Previdência Complementar no Brasil

21/03/2018

Perspectivas e Tendências da Previdência Complementar no Brasil

1. Previdência complementar aumenta o bem estar das pessoas?
2. Os atuais modelos dos planos de benefícios correspondem às expectativas dos interessados?
3. Os modelos de previdência aberta e fechada continuarão a existir de forma apartada?
4. O marco regulatório atual precisa de adequações? O Estado deve ser regulador, fiscalizador ou interventor?
5. Qual o papel da FGV na formação financeira e previdenciária?

MODERADOR

Prof. Gilvan Candido, Doutor - Coordenador MBA FGV

Doutorado em economia pela Universidade de Brasília (UnB). Mestrado em economia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Graduação em economia pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub). Profissional com sólida carreira direcionada às áreas de investimentos, previdência complementar, administrativa e financeira, relações com investidores, ocupando posições executivas (diretor superintendente e diretor financeiro) e em conselhos de administração e fiscal em empresas de diferentes segmentos.

João Roberto Rodarte - Diretor-Geral da Rodarte Nogueira Consultoria em Estatística e Atuária

Diretor-Geral da Rodarte Nogueira Consultoria em Estatística e Atuária, estatístico, CONRE 6.928/6ª região. Atua no mercado desde 1984 e exerce atividades como consultor em Previdência Complementar e Saúde Suplementar desde 1995. Foi professor voluntário do curso de Ciências Atuariais da UFMG, de 2001 a 2011. Foi também professor do curso de Pós Graduação Lato Sensu em Perícia Judicial e Práticas Atuariais promovido pelo ITCP, e do MBA em Previdência Complementar do Instituto de Desenvolvimento e Estudos Aplicados à Seguridade – Ideas.

Prof. José Roberto Ferreira - Professor MBA FGV

Foi Diretor Superintendente da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (PREVIC), de dezembro/2015 a setembro/2016, onde também esteve à frente da Coordenação-Geral de Patrimônio e Logística, da Chefia de Gabinete e da Diretoria de Análise Técnica. É bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Católica de Brasília, com MBA em Finanças Corporativas pela PUC/RJ, MBA Controles Internos pela FIPECAFI (USP), MBA em Gestão Avançada de Negócios pelo INEPAD, FGV e UFMT, e Mestre em Direção e Gestão de Planos e Fundos de Pensão pela Organização Internacional de Seguridade Social e Universidade de Alcalá – Madri (Espanha). Atuou no Banco do Brasil desde 1983, onde passou por várias áreas, sendo sua última função a de Gerente Executivo na Unidade de Gestão Previdenciária, e também, na BB Previdência – Fundo de Pensão Banco do Brasil, onde foi Diretor de Administração, de Benefícios e de Investimentos. Atualmente, é Sócio-Diretor da empresa Rodarte Nogueira & Ferreira – consultoria em atuária e estratégia; professor do Instituto Latino-Americano de Direito Social; e professor FGV no MBA Executivo em Economia e Gestão: Previdência Complementar.