Resiliência Financeira de Municípios Brasileiros

04/04/2017

Semana de Educação Executiva

Palestra: Resiliência Financeira de Municípios Brasileiros

Como objetivo é contribuir à literatura comparada sobre a resiliência financeira em períodos de austeridade, o estudo Financial Resilience in Brazilian Municipalities analisa o padrão de resiliência financeira apresentado por quatro municípios brasileiros no início de um grave declínio das receitas, iniciado no governo central como uma combinação de crises econômica e política. Durante o período da crise a administração pública brasileira estava realizando significativa reforma da gestão das finanças públicas e tentava implementar o regime de competência e diversas políticas contábeis orientadas pelas IPSAS numa cultura orçamentária dominada pelo regime de caixa. As evidências apresentadas são fundamentadas em pesquisas de campo em quatro municípios dos três estados mais industrializados, com população entre 100 mil e 350 mil habitantes, variando os casos de acordo com seu saldo orçamentário médio e sua volatilidade nos 10 anos anteriores ao início da crise analisada. Entrevistas em profundidade foram realizadas com os secretários de finanças, diretores de departamentos e contadores de cada prefeitura e empresários dos quatro municípios.
Todos os casos não apresentaram capacidade de antecipação ou planejamento estratégico de longo prazo. Suas respostas habituais são de curto prazo, como o adiamento dos pagamentos dos fornecedores, o aumento da arrecadação de impostos ou a redução de gastos, ao invés de aprimorar suas fracas capacidades de transformação. Apesar de comportamentos reativos, fatalistas e muito ineficazes, dois casos foram caracterizados pela presença de prefeitos proativos apoiados por firmas de consultoria, o que melhorou a eficácia das respostas em comparação aos outros dois casos. Portanto, a liderança do prefeito pode ser uma característica mais explorada em estudos futuros.

Palestrante - Ricardo Lopes Cardoso doutor em Ciências Contábeis - FEA-USP, Mestre em Ciências Contábeis - FAF-UERJ, é Contador e Advogado, Professor Adjunto da EBAPE-FGV e da FAF-UERJ, Coordenador do Núcleo de Estudos em Contabilidade e Controladoria - EBAPE-FGV, Chefe Adjunto do Centro de Formação Acadêmica e Pesquisa - EBAPE-FGV, Coordenador Editorial, no Brasil, da Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão, publicada em parceria entre a FGV e o INDEG-ISCTE, de Lisboa. É coautor dos livros Contabilidade geral e Contabilidade gerencial, é autor do capítulo Reflexos da regulação econômica na informação contábil prestada pelo ente regulado do livro Regulação no Brasil: desenho, governança, avaliação, entre outros. Dedica-se à pesquisa aplicada em Informação Contábil: relevância e escolha de práticas contábeis.

Escolas de Administração

Escolas de Direito